A neurologia pediátrica é uma especialidade muito importante para quem necessita de algum tipo de tratamento desta área.

Ela é responsável por tratar e prevenir doenças em neonatos, lactantes, crianças e até mesmo adolescentes.

Apesar do que muitos pensam a neurologia pediátrica é uma categoria muito trabalhosa e difícil da medicina, uma vez que seus pacientes necessitam de uma maior atenção de seu especialista.

O profissional da neurologia pediátrica é responsável por cuidar de diversos quadros que seus pacientes possam vir a apresentar, sendo que todos eles, se não tratados na infância, podem apresentar problemas na fase adulta.

Mesmo com toda a sua importância, muitas pessoas ainda apresentam dúvidas sobre essa área de atuação.

Se você é uma delas, continue nos acompanhando nesse post e saiba tudo sobre a neurologia pediátrica e a sua importância na vida das crianças.

O que é a neurologia pediátrica?

A atuação da neurologia pediátrica está diretamente ligada à especialidades médicas voltadas ao público infantil, como a pediatria.

Isso porque essa categoria abrange enfermidades e distúrbios da medula espinhal, cérebro, sistema nervoso periférico, sistema nervoso autônomo, vasos sanguíneos e músculos que afetam as crianças e, geralmente, são diagnosticados em consultas pediátricas de rotina.

As principais queixas que podem levar a necessidade de ser atendido pela neurologia pediátrica são referentes a hiperatividade, déficit de atenção, problemas com o sono e terror noturno.

Mas também existem os casos mais complexos como distúrbios neurodegenerativos, paralisia e autismo.

Os pais precisam sempre estar atentos aos sinais que as crianças emitem para que assim possam leva-las a um pediatra que será quem encaminhará para a neurologia pediátrica em caso de necessidade.

O que a neurologia pediátrica faz?

Como foi dito anteriormente, a neurologia pediátrica é procurada quando o pediatra faz uma indicação.

Isso porque esse profissional é responsável por observar um comportamento que por vezes foge ao comum ou que podem causar dores e sintomas nas crianças.

Existem alguns marcos de desenvolvimento neuropsicomotor que são fatores de atenção para os responsáveis como dificuldades em aprender a andar ou demora para começar a falar.

A idade escolar é uma das mais comuns nos consultórios dos neuropediatras, pois os problemas com o rendimento acadêmico, deficiência intelectual ou dislexia são bastante frequentes.

Contar com um pediatra nesse momento faz toda a diferença, pois além de se preocupar com a saúde das crianças, ele será capaz de orientar os pais em caso de necessidade de uma visita à neurologia pediátrica.

Na primeira consulta, o neuropediatra faz uma avaliação criteriosa do seu paciente.

É muito comum que ele use por base os relatos dos familiares e das indicações do pediatra que fez o acompanhamento dessa criança e, se necessário, solicita exames complementares.

O trabalho da neurologia pediátrica não é feito sozinho, isso porque a sua rotina é acompanhada pelo auxilio de outros profissionais de saúde.

Além do pediatra, é comum que exista o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psiquiatras e até mesmo geneticistas.

Quais são os principais problemas tratados pela neurologia pediátrica?

Como foi dito anteriormente, a neurologia pediátrica trata de diversos problemas que surgem durante a infância.

Conhecê-los é essencial para os parentes, pois dessa forma eles poderão observar os primeiros sinais que a criança possa vir a apresentar.

Alguns deles são:

  • Dificuldade escolar;
  • Hiperatividade;
  • Déficit de atenção;
  • Epilepsia;
  • Meningite;
  • Dificuldade para caminhar ou falar;
  • Doenças musculares;
  • Autismo;
  • Distúrbios de sono;
  • Síndromes genéticas.

Ao sinal de qualquer um desses problemas, leve a criança para a neurologia pediátrica e inicie o acompanhamento o quanto antes.

Como é a rotina neurologia pediátrica?

Uma das principais dúvidas sobre a neurologia pediátrica é sobre o seu dia a dia nos atendimentos médicos.

A consulta com o neuropediatra inicia com o diagnóstico da causa da doença. Geralmente, isso vem a partir do histórico familiar, do relato da rotina e desenvolvimento, além dos sintomas e queixas.

A partir disso, o profissional solicita exames complementares e indica outros médicos para atuar conjuntamente com ele para determinar os próximos passos.

Com isso, o médico poderá iniciar o tratamento tomando a inciativa necessária, seja ela com medicação, ou cirurgia ou então terapias integradas.

Essas variações das necessidades da neurologia pediátrica têm como único objetivo sanar todas as dores, distúrbios ou incômodos que as crianças sentem.

Além de todo esse acompanhamento, o profissional da neurologia pediátrica pode indicar um acompanhamento preventivo, em busca de diminuir a incidência de doenças genéticas e a ajudar cada paciente a atingir o seu pleno potencial, mesmo em caso de distúrbios neurológicos.

Com todos esse fatores somados, temos cada vez mais fortalecimento da área da neuropediatria, como a neuroimunologia ou neurogenética.

O desenvolvimento de novas tecnologias e o aprimoramento de antigas também torna essa área ainda mais assertiva.

Esse atendimento da neurologia pediátrica é feito, na maioria dos casos, em ambulatórios e consultórios.

É muito importante lembrar que a neuropediatria é muito importante para minimizar o impacto de possíveis patologias e doenças que possam surgir na vida da criança.

Por conta disso, a neurologia pediátrica é indispensável na vida desses pacientes para que eles tenham uma vida plena e saudável.

Carreira de um profissional de neurologia pediátrica

A carreira de um profissional da neurologia pediátrica é bastante corrida e exige muita dedicação e atenção da sua parte.

Seus atendimentos podem variar, sendo possível encontra-los em consultórios particulares, compartilhados, clinicas especializadas ou associados a convênios.

A rotina de plantão existe e pode ser algo bastante vantajoso para alguém que trabalho com a neurologia pediátrica pois isso oferece mais experiência e rendimentos financeiros.

Busque a neurologia pediátrica da Soroped

Se você deseja marcar uma consulta com a nossa neurologia pediátrica basta entrar em contato conosco por e-mail, telefone ou whatsapp. Clicando aqui!

Em caso de dúvidas sobre a nossa clinica ou sobre a neurologia pediátrica da Soroped, a nossa central de atendimento está á disposição para atendê-los. Nosso atendimento é de segunda à sexta das 8:30h ás 18:30h.

TELEFONES

ATENDIMENTO

Seg à Sex 8:30h – 18:30h
Sábado 8h – 12h
Domingo Fechado

ENDEREÇO

MAIS SERVIÇOS

Precisa de Ajuda ?

Clique no botão ao lado e fale com um especialista!

FALE CONOSCO