Coronavírus…? Devo fazer tudo que me indicam?

O mundo está vivendo uma realidade em que a informação correta e a prevenção estão sendo os melhores caminhos na luta contra o novo Coronavírus. Mas em quem confiar? Quais as recomendações? Posso sair fazendo tudo o que aparece na minha rede social?

Vamos com calma e muita atenção! Pois as recomendações são simples:

  • A primeira delas é uma ação básica: lavar as mãos com água e sabão e, na impossibilidade disso, recorrer ao álcool em gel 70%.

Outra ação já bem estabelecida é o isolamento social.

  • As pessoas que tiveram a confirmação de diagnóstico devem ficar em casa.

 

  • Os que não estão com o diagnóstico devem se manter em casa o máximo de tempo possível para não correr o risco de se infectar.

 

  • Se possível, neste período, tente fazer compras on-line.

 

Quanto ao uso de máscaras

  • Se estiver com sintomas respiratórios, como tosse, catarro, nariz escorrendo, ou histórico de contato com caso suspeito ou confirmado de Coronavírus, saia de casa apenas se necessário, com máscara.

 

  • Procure atendimento médico apenas se necessário! Qualquer sintoma respiratório, o lugar seguro é dentro de casa.

Evite aglomerações e, quando for preciso sair de casa, tente manter pelo menos 1,5 metro de distância das demais pessoas. Isso é importante para nos preservarmos e não sermos transmissores. Assim, protegemos não apenas nossa família, mas também a nossa comunidade, nossa cidade e toda a população que corre mais risco de complicações e de necessidade de internação. Façamos a nossa parte.

Podemos mudar esse panorama e achatar a curva de transmissão do Coronavírus. Para o sistema de saúde conseguir acolher quem precisa, temos de nos resguardar, evitar lugares fechados e aglomerados, sair apenas quando for necessário, levando as medidas preventivas em nossas mãos e condutas. Depende de cada um de nós!