Muitos pais podem se questionar quanto ao desenvolvimento de seus pequenos. Por que ficam tão irritados quando usam muita tela…? Por que tão cedo podem estar estressados…? A solução para essas questões pode estar muito perto, no contato com a natureza. Atividades diárias e a liberdade na natureza trazem uma série de benefícios para as crianças.

A médica pediatra da Soroped, Ana Fonseca, explica que as crianças e adolescentes devem ter contato diário, no mínimo de uma hora, com a natureza, pondendo brincar, aprender e conviver com o meio ambiente. Pois isso possibilita o desenvolvimento pleno da saúde física, mental, emocional e social.

“Os responsáveis pelos nossos pequenos, assim como os cuidadores, educadores e, inclusive, pediatras, devem estar atentos às especificidades da relação com a natureza em cada faixa etária”, comenta.

Ana orienta que, no caso das crianças pequenas, o foco deve ser no livre brincar, no movimento de ir além, nas experiências do sentir e no papel do adulto como um companheiro de exploração e descobertas, fortalecendo a relação entre pais e filhos.

Já a escola, os educadores e os responsáveis devem permitir os riscos benéficos nos quais as crianças e adolescentes se engajem por livre escolha. “Por isso, é importante acompanhar todo o processo educacional do seu filho; não apenas levá-lo ao colégio. Observe como a escola motiva momentos de contato com a natureza, para um pleno desenvolvimento de nossos pequenos”, reforça Ana.